Professores - Carmela Dutra

quarta-feira, 26 de março de 2014

Sobre o grupo

A preservação do patrimônio cultural brasileiro tem se constituído, no momento atual, em importante ponto de debate entre professores e pesquisadores das ciências humanas.  Discutem-se, sobretudo, os rumos que estão sendo tomados e os significados da valorização e preservação do patrimônio cultural de diferentes grupos, num contexto em que se verifica também o crescimento do incentivo estatal à pesquisa e divulgação desses bens como indicadores de nossas histórias, de nossas memórias e de nossas identidades. Esse movimento está ligado às transformações resultantes do convívio com a diversidade, tema posto intensamente na ordem do dia.
Esse intenso convívio com a diversidade está ligado ao vertiginoso avanço das tecnologias da comunicação, que tem levado ao encurtamento das distâncias entre pessoas e culturas, em função de uma dinâmica de informações cada vez mais acelerada, que vem causando efeitos na formação identitária de grupos e indivíduos. Contexto que tem se colocado como um desafio ao processo de ensino-aprendizagem de História, na medida em que exige uma atuação cada vez mais contundente no sentido de proporcionar condições para produção de um conhecimento crítico das diferentes sociedades nos diferentes tempos e espaços, evitando tanto a perda de referenciais identitários quanto o isolamento de uma parte da sociedade de seu contexto mais amplo.
A proposta desse grupo de pesquisa, portanto, busca promover uma dupla chave de análise: uma delas consiste na verificação do lugar que o tema do patrimônio cultural ocupa em mecanismos de planejamento institucionais das escolas, como no projeto político e pedagógico e nos planos de orientação curricular de cada disciplina – geralmente construídos a partir das propostas presentes nos PCNs – e nos planejamentos formulados diretamente pelos professores e mais comumente praticados no cotidiano das aulas, como planejamentos anuais, semestrais, semanais ou diários.